quarta-feira, 20 de maio de 2009

 Governo lança Auto-estrada Transmontana e Concessão do Douro Interior

O Primeiro‐Ministro, José Sócrates, lança amanhã, em Bragança, os Concursos Públicos para a concepção, construção e exploração da Auto‐estrada Transmontana e das novas acessibilidades do Douro Interior, IP2 –Bragança e Guarda e IC5 – entre Murça / Alijó e Miranda do Douro, vias fundamentais que resultam do empenho deste Governo em fomentar o desenvolvimento local e combater a interioridade.
Estes anúncios surgem na sequência da Resolução do Conselho de Ministros, aprovada a 22 de Novembro, que identifica empreendimentos prioritários de natureza rodoviária, a desenvolver pela EP, Estradas de Portugal, S. A., designadamente a Concessão da Auto‐estrada Transmontana e a Concessão do Douro Interior.
O lançamento da Auto‐Estrada Transmontana e da concessão do Douro Interior, que surge na sequência do movimento reformador empreendido no sector rodoviário, simboliza o espírito de concretização que permitirá melhorar acessibilidades numa região extremamente carenciada. A Auto‐Estrada Transmontana (IP4) beneficiará directamente cerca de 250 mil portugueses residentes nos concelhos de Amarante, Mondim de Basto, Vila Real, Sabrosa, Murça, Alijó, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança.
A Concessão do Douro Interior beneficiará directamente cerca de 330 mil habitantes dos concelhos de Alijó, Murça, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Bragança, Miranda do Duro, Mogadouro, Alfandega da Fé, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Meda, Trancoso e Celorico da Beira.
Auto‐Estrada Transmontana
Ao longo de 130 km de extensão, a Auto‐Estrada Transmontana (IP4) ligará Vila Real a Bragança, representando um investimento de 500 milhões de euros, com um co‐financiamento FEDER de 228 milhões de euros. Esta via entrará em funcionamento em 2011.
Com a construção da Auto‐Estrada Transmontana, o Governo pretende criar condições de segurança e conforto, permitindo que Bragança e Vila Real, enquanto capitais de Distrito fiquem ligadas por auto‐estrada, assegurando‐se assim as condições de fixação e atracção de população na região.
O lanço Vila Real–Bragança vai contribuir para a redução da sinistralidade verificada (estima‐se uma redução de cerca de 23% na taxa de mortos e feridos graves), além de uma diminuição de aproximadamente 40% no tempo de percurso entre as duas capitais de distrito, e um aumento de 57% da velocidade média nesse percurso.
Esta concessão, em conjunto com a concessão do Túnel do Marão, que será adjudicada em Março de 2008, vai permitir uma ligação em auto‐estrada entre o litoral e o interior, e consequentemente a Espanha, através da Ponte Internacional de Quintanilha, cuja obra de construção se encontra em fase de c onclusão.
Concessão do Douro Interior
Na região do Douro Interior, até 2011, será construída uma extensão total de 261 km, que inclui os seguintes lanços: IP 2 – Valebenfeito / Celorico da Beira (IP5) e IC5 – Pópulo (IP4) / Miranda do Douro, representando um investimento de 520 milhões de euros. O troço do IP 2 entre Trancoso e Celorico da Beira, no IP5, dado ao volume de tráfego esperado, terá perfil de auto‐estrada.
Com estas novas vias, criam‐se novas condições de acessibilidade intra‐regional e inter‐municipal, a par da melhoria das condições de circulação e mobilidade, já que se estima uma redução de 27% de tempo de percurso entre o IP 4 junto a Macedo de Cavaleiros, e o IP5 em Celorico da Beira, bem como um aumento da velocidade média de circulação em cerca de 29%. Em termos de sinistralidade rodoviária, esta concessão permitirá uma redução da taxa de mortos e feridos graves em cerca de 11%.
Fonte: MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

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