Desde então vários foram os passos dados para a resolução desse problema, nomeadamente através da reciclagem. Actualmente a borracha proveniente da reciclagem de pneus usados tem como principais aplicações: o enchimento dos campos de futebol com relva sintética: pavimentos rodoviários; pisos anti-aglomerantes para picadeiros, arenas e pistas de hipismo; e matéria-prima para a indústria transformadora de polímeros.
Dentro deste contexto, a reciclagem de pneus usados para posterior utilização em pavimentos rodoviários é um assunto que tem despertado grande interesse em Portugal. Essa utilização tem sido realizada fundamentalmente através da adição de borracha proveniente da reciclagem de pneus a betumes convencionais, posteriormente utilizados no fabrico de misturas betuminosas para aplicação em camadas de pavimentos novos e de obras de reabilitação, quer de pavimentos flexíveis, quer de pavimentos rígidos.
Em Portugal, a adição de borracha de pneus reciclados a betumes convencionais tem sido essencialmente realizada por via húmida, e utilizada para o fabrico de betumes modificados com alta percentagem de borracha. Mais recentemente têm aparecido betumes modificados com borracha fabricados com diferentes percentagens de borracha. Actualmente, a adição de borracha por via húmida subdivide-se no fabrico de três tipos de produtos, em função da quantidade de borracha utilizada na modificação do betume:
- betume modificado com alta percentagem de borracha (BBA);
- betume modificado com média percentagem de borracha (BBM);
- betume modificado com baixa percentagem de borracha (BBB).

Convém, portanto, referir que o presente trabalho se refere especificamente às misturas betuminosas com BBA, as quais apresentam, actualmente, maior aplicação em Portugal, com diversas aplicações na Rede Rodoviária Nacional principal e secundária. A primeira aplicação foi efectuada em 1999, na reabilitação de dois troços pertencentes à EN 104 e à EN 105, numa extensão total de cerca de 30 km. Desde então, com o crescente interesse por este tipo de misturas betuminosas, o total de obras realizadas até 2007, resultou em cerca de 305 km de estradas pavimentadas com a valorização ambientalmente correcta de cerca de 945 000 pneus.
O crescente interesse pela utilização de misturas betuminosas com BBA, foi recentemente reiterado pela publicação do despacho conjunto n.º 4015/2007 dos Ministérios do Ambiente e das Obras Públicas, sobre a utilização de betumes modificados com borracha de pneus reciclados em infra-estruturas rodoviárias, no qual se considera necessário limitar a utilização de recursos naturais e, por conseguinte, promover a introdução de constituintes reciclados na produção de novos materiais.
Este interesse, deve-se ao facto da adição de borracha a betumes convencionais, permitir não só melhorar as propriedades do betume e, consequentemente, das misturas betuminosas, como ao reaproveitar os pneus usados para fabrico de misturas betuminosas se contribui indirectamente para a preservação do meio ambiente. Essa contribuição advém do facto dos pneus deixarem de ser queimados ou depositados em lixeiras ou aterros, permitindo ainda, em alguns casos, em virtude da melhoria das propriedades das misturas betuminosas uma diminuição da espessura das camadas betuminosas, reduzindo desta forma a utilização de outros recursos naturais.
A utilização de BMBAP no fabrico de misturas betuminosas tem-se apresentado, nos últimos anos, como uma solução viável e particularmente interessante para a resolução de diversos problemas nos pavimentos, uma vez que contribui, de uma forma geral, para um aumento da resistência à fadiga, diminuição da susceptibilidade à temperatura, diminuição da sensibilidade ao envelhecimento e diminuição do ruído, relativamente às misturas betuminosas convencionais.
Destas melhorias resulta uma diminuição dos custos de conservação ao longo da vida de serviço dos pavimentos, com benefícios económicos, que tendo em conta a escassez de recursos para investimentos em infra-estruturas rodoviárias que se verifica no nosso país, torna a tecnologia envolvida na pavimentação um item importante que merece a devida atenção.
Neste sentido, este tema é de grande interesse, não só em termos de Engenharia Civil mas também Ambiental, até por se considerar que cabe a todos os sectores da sociedade Portuguesa dar um forte contributo no sentido de uma maior reciclagem de materiais e sua valorização no fabrico de novos materiais, com vista a um desenvolvimento sustentável.
Texto retirado de: Miranda H.M.B. (2008) - "Resistência à Fadiga de Misturas Betuminosas com Betume Modificado com alta percentagem de Borracha". Tese de Mestrado (pré-bolonha). Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal
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